VAI PELA SOMBRA!

E o Corpo não parava de falar, para desespero do funcionário do Procon, que tinha ainda um monte de gente para atender.

- Agora, ou é oito ou oitenta. Quando o menino resolve sacudir as teias de aranha e brincar ao ar livre, sempre escolhe as horas mais quentes do dia. O sol a pino, escaldante, e eu lá, ficando vermelho como um pimentão. À noite é tiro e queda: vem a mãe passar uma pomada para aliviar a pele. Eu fico todo lambuzado com aquele creme de cheiro esquisito. E quem disse que dá para dormir, com a pele toda ardendo?

O corpo estava realmente indignado:

- Outro dia, pensei que ia ser a minha salvação. Tinha uma revista na sala, com a página aberta justamente numa reportagem sobre a importância de se usar filtro solar. Sensacional essa reportagem, mas eu pergunto: alguém da casa prestou atenção? Que nada, eu continuo tendo que agüentar o creme esquisito. O senhor quer dar uma olhada? Eu trouxe aqui o recorte:

"Os números que vêm estampados com destaque nas embalagens de filtro solar indicam qual o Fator de Proteção Solar (FPS) do produto. Existem três tipos de filtro solar:

- os moderadores: são os mais fracos, com FPS de 4 a 8. Ideal para as peles mais morenas
.-
os protetores, com FPS 15. Aconselhado para as peles claras.
-
os bloqueadores, com FPS acima de 20, para as peles mais sensíveis que se queimam com muita facilidade. Os bebês, que têm a pele muito delicada, devem usar um filtro bem forte.
Mesmo com filtro solar, boné, chapéu, barraca e companhia, o ideal mesmo é evitar tomar sol entre as dez da manhã e as quatro da tarde. É durante esse período que atuam com maior intensidade os raios do tipo UVB (ultravioleta B), os mais prejudiciais para a pele. Tomar sol além da conta também pode fazer com que o corpo perca água em excesso, causando desidratação. "

- Viu só? - continuou o Corpo. E por falar nisso... O senhor pode me arrumar um copo dágua?



Saúde

Procura
Busque no CanalKids Busque na WEB