RádioKids Clique aqui
para ouvir
esta página
na RádioKids!


OUVINDO ONDAS

Um barulho maravilhoso vinha dançando por entre as árvores. Quem ouvia , pensava: será um passarinho? Uma sereia cantando?

Nada disso! Era um garoto tocando flauta!

Que coisa... Como o nosso corpo escuta os barulhos?

Quando você está debaixo dágua - numa piscina, por exemplo - os movimentos dos seus braços e pernas criam ondinhas. O mundo é como se fosse uma piscina cheia de ar. Então qualquer coisa que se move cria uma onda no ar, que nós não vemos. Quando uma coisa se move e bate em outra, acontece uma explosão chamada som, ou barulho. E como aconteceu um movimento, o ar leva o som através dessas ondas, chamadas ondas sonoras.

O ouvido é nosso órgão especializado em captar o som das ondas sonoras. É a antena de rádio que nós temos em nosso corpo. É por isso que, ao fechar as janelas do carro, a gente quase não escuta os barulhos lá de fora. As ondas provocadas por motores em movimento e as freadas (o asfalto raspando no pneu) batem no vidro do carro e não passam.

E é assim que o garoto toca flauta. Ele empurra o ar dentro daquele cano mágico, e o ar sai raspando pelo buraquinho, criando um barulho maravilhoso. E o movimento do ar saindo provoca as ondulações que chegam ao seu ouvido.

Dali, as informações são transmitidas para o cérebro, que vai interpretar cada som: isso é um liquidificador, isso é um passarinho, esse é o barulho de quando o meu pai bate a porta do carro.

Vamos dar uma volta dentro do ouvido? Você vai conhecer uns ossinhos com nomes engraçados, como martelo, bigorna e estribo, e também os tipos de sons...

 

Saber
Mais



Saúde

Procura
Busque no CanalKids Busque na WEB