|  
                
                Revolução  Constitucionalista de 1932 – Feriado de 9 de julho no Estado de São Paulo. 
                
              Você sabe o que esse feriado comemora? 
              Esse feriado é para marcar um conflito que teve em São Paulo que estourou  em 9 de julho de 1932. O Estado de São Paulo era contra o governo do Presidente  Getúlio Vargas. Esse presidente depois de subir ao poder invalidou a constituição  brasileira que existia de 1891. Os paulistas não ficaram muito  contentes e foram as ruas protestar contra o governo de Getúlio Vargas. São  Paulo lutou praticamente sozinho contra o resto do país, somente alguns  soldados do mato-grosso apoiaram os paulistas, e acabou perdendo as batalhas.  
              Mas, por que São Paulo comemora se ele perdeu? 
              Mesmo perdendo a guerra, São Paulo incentivou que  o presidente formulasse uma nova constituição só que  somente, em 1934.  
              Alguns historiadores acreditam que essa revolução  paulista não foi provocada somente pela anulação da constituição pelo  presidente Getúlio Vargas, mas por que o governo não estava mais atendendo os  interesses do governo e das elites paulistas que antes dele recebiam mais  benefícios, como empréstimos de dinheiro para os donos de fazendas nas cidades  de interior de São Paulo e os donos de fábricas na cidade de São Paulo.  
                           |