CANAL SÃO PAULO

Assim nasce Sampa

Não dá para falar de São Paulo sem citar os índios que tanto contribuíram para a construção da história dessa supercidade. Contribuição que pode ser vista bastando observar o nome de alguns rios e cidades que compõem o Estado e que serão citados daqui a pouquinho.

Tudo começou em janeiro de 1532 quando Martim Afonso de Sousa fundou a vila de São Vicente, um marco da colonização brasileira.
Para os portugueses, era um espanto chegar à vila e se deparar com aquela imensa muralha de árvores, a famosa Serra do Mar. E como a curiosidade humana é sempre muito forte, os estrangeiros certamente se perguntavam: "ora pois, por que não escalaires este gigantesco muro?".
A Serra do Mar representava uma grande aventura naquela época: era uma subida e tanto do litoral até o lugar onde fica hoje a cidade de São Paulo.

Durante o caminho era comum encontrar animais selvagens, rios de correntezas assustadoras, isso sem contar os temíveis tupinambás que não iam muito com a cara dos perós (era assim que eles chamavam os invasores portugueses).

Mesmo assim, em janeiro de 1554, o padre José de Anchieta, Manuel de Paiva e Manuel da Nóbrega resolveram arriscar e partiram rumo ao planalto de Piratininga. Lá, eles fundaram o povoamento de São Paulo com uma mãozinha dos índios tupiniquins, que viviam por aquelas bandas e eram amigos dos portugueses.

No dia 25 de janeiro de 1554, eles celebraram uma missa perto de uma cabaninha construída pelos índios para que seus filhos assistissem às aulas dos padres. O lugar é conhecido hoje como Pátio do Colégio e essa data ficou registrada como sendo o dia da fundação de São Paulo.

Por que São Paulo?

O nome foi dado basicamente por causa da Igreja Católica: é que 25 de janeiro é dia do apóstolo Paulo. Assim, o nome Piratininga foi cedendo lugar ao São Paulo.

O que poucos sabem é que Piratininga tinha um motivo muito mais emocionante de existir: essa região era tão farta que os pescadores nem precisavam fazer muito esforço para sobreviver...

É que, quando chovia, os rios Tietê (que antes era chamado de Anhembi) e Tamanduateí (que em tupi quer dizer rio de muitas voltas) transbordavam, fazendo com que os pobres peixes pensassem que o mundo deles estava crescendo. Puro engano: as água acabavam recuando e muitos peixinhos ficavam presos em pequenas lagoas rasas.

O povo fazia a festa e os peixes que sobravam acabavam secando ao sol. Piratininga quer dizer "peixe seco".

Curiosidades

- São Paulo foi palco de uma coisa muito importante para a história do país: foi na capital do Estado que a independência da República foi proclamada. Tudo aconteceu no dia 7 de setembro de 1822 nas margens do rio Ipiranga, onde fica hoje o Museu Paulista.

- Você sabia que os três primeiros presidentes da República foram paulistas? São eles: Prudente de Morais, Campos Sales e Rodrigues Alves.