PRESSURIZAÇÃO

Alpinista: " Puf! É difícil respirar aqui em cima. Isso acontece porque, na atmosfera, o ar se concentra nos lugares mais baixos.

O ar é composto por várias moléculas que, apesar de leves, têm peso. Assim, estão sujeitas à força da gravidade, ficando perto do chão.

Deu para entender? Espero que sim, porque já estou ficando sem fôlego! "

Se você já viajou de avião, reparou que não falta ar lá dentro. Mas como, se ele voa mais alto do que as montanhas, onde o alpinista fica sem fôlego?

É por causa da pressurização, um jeito de deixar o ar igual ao que você respira em terra. Existe um estoque de ar comprimido no avião, distribuído pelos dutos do ar condicionado.

Se a cabine do avião sofre uma despressurização, por algum problema, automaticamente são fornecidas máscaras de oxigênio, que são ejetadas dos bagageiros localizados acima das poltronas.

A pressurização é usada também para respirar debaixo d'água. Os submarinos ficam muito tempo submersos, sem voltar à tona. Então, o ar comprimido estocado é distribuído pelo interior da embarcação para que ninguém sufoque; além de ser usado para movimentar as máquinas lá dentro.