Brasil,

EDIÇÃO 01

 

 

DICA DE CINEMA
por Marina Pechlivanis

Kirikou e os animais

    Inspirado em uma lenda do folclore africano, e abordando a questão da liberdade, o filme conta a história de um menino muito diferente — falava na barriga de sua mãe, escolheu o próprio nome ao nascer e era uma miniatua de criança. Muito inteligente, rapidamente aprendeu a ser jardineiro, detetive, artesão, doutor, comerciante e viajante, tudo isso com o objetivo de proteger a sua vila das maldades da feiticeira Karabá, que secou a fonte de água e levou todos os homens e todo o ouro que ali havia. Líder do grupo, o menino demonstra coragem e velocidade de raciocínio ímpares. Em cada conquista do pequeno Kirikou, uma divertida comemoração. A trilha sonora, contagiante, usa instrumentos tradicionais da África (balafon, ritti, cora, xalam, tokho, sabaar e o belon), e é do senegalês Youssou N´Dour. A animação levou 4 anos de trabalho e meio milhão de desenhos feitos à mão, com algumas cenas em 3D — uma solução bem diferente da formatação “disneylândica” que tanto se vê nos cinemas. Antes deste filme foi lançado, em 1998, “Kirikou e a Feiticeira”, vencedor de prêmios por todo o mundo. Vale assistir! É uma aula de roteiro com qualidade e profundidade!

Ficha técnica do filme:
Estúdio: Les Armateurs / Jet Media / Armada
Ano da lançamento: 2005
País de Origem: França
Tempo de duração: 71 min.
Diretor: Michel Ocelot e Bénédicte Galup
Site oficial: kirikou.net

 

DICA DE LITERATURA
por Nicole Koutsantonis

Volta ao Mundo em 52 histórias

     É um livro interessante, que conta histórias de várias partes do mundo, destacando os países de origem de cada história. Muitas são muito conhecidas, como “A Bela Adormecida”, “A Bela e a Fera”, “João e o Pé de Feijão”, “Chapeuzinho Vermelho”, “Branca de Neve”, “Cinderela” e “Rapunzel”. E outras, nunca ouvi falar antes, como “Urashima e a Tartaruga”. O legal é que as histórias tradicionais são escritas de jeitos muito diferentes e com ilustrações muito criativas e malucas, apesar de bonitas. Eu recomendo — para ler uma por manhã e ficar pensando nela o dia inteiro.

Ficha técnica do livro:
Editora: Companhia das Letrinhas
Ano da lançamento: 1998
País de Origem: Grã-Bretanha
Autor/narração: Neil Philip
Ilustrações: Nilesh Mistry
Páginas: 157

 

Dica de Teatro
por Juliana Calejan

Espelhos das Águas

    "Espelho das Águas" é uma peça teatral muito interessante que fala sobre as lendas brasileiras e sobre o mundo virtual. Lara e Caio são adolescentes interessados nos seres Yara e Cobra Norato e navegam nas "águas" da internet a procura deles. Encontram links para entrar na floresta e conhecer Curupira, o menino de cabelos de fogo que de longe assusta, mas de perto é um bom amigo. Descobrem assim que, para ter um amigo de verdade, é preciso conhecê-lo de perto.
    Bonecos e atores de verdade contracenam no palco.  A direção é de Kátia Ranieri Luciano e os atores são da Companhia de Atores Invisíveis.

    A peça está em cartaz no teatro Bibi Ferreira (Av. Brigadeiro Luís Antônio, 931) até o dia 25 de novembro. Todos os sábados e domingos, às 16:00hs. O ingresso custa R$30,00. Crianças até 2 anos não pagam. Estudantes,  aposentados, pessoas acima de 60 anos e professores da rede pública pagam 1/2 entrada. O telefone para contato é (11) 3105 3129.

 

 

VOLTAR PARA A PÁGINA
INICIAL DESTA EDIÇÃO