| Primeiro 
          andar: Verbos terminados em -ar, -er e -irSegundo andar: Tipos de verbo
 Terceiro andar: Modelar um verbo
 Quarto andar: Formação 
          dos tempos
 
 
 SEGUNDO ANDAR
 
 
 Na escada rolante, o robô foi matraqueando:
 - A maior parte dos verbos segue um modelo. Há o modelo dos verbos 
          terminados em AR, o dos verbos terminados em ER, e o dos 
          terminados em IR. A primeira seção deste andar 
          é de Verbos Regulares.
 
 - O que são verbos regulares, Robô? - perguntou o Tomás 
          Nota.
 O robô devolveu:
 - Muito simples. São os que seguem o modelo.
 
 amo - falo - gosto
 amas - falas - gostas
 ama - fala - gosta
 
 
 - Existe uma parte que não muda na conjugação de 
          um verbo. É o radical:
 "am" em "amar", "fal" em "falar", "gost" em "gostar"... 
          É só trocar os radicais e você tem um modelo.
 - E como faz para saber quem é o radical?
 - Muito fácil. Retire a terminação: -AR, 
          -ER, -IR. Por exemplo: o radical de "comer" é "com". 
          O de "partir" é "part".
 O robô coçou sua cabeça de metal e continuou:
 - Só tem um probleminha - ele confessou.
 - Qual?
 - Existem alguns verbos rebeldes, que não seguem o modelo. São 
          os verbos irregulares. O verbo "ser", por exemplo, é irregular. 
          Não segue o modelo:
 bebo - sou
 bebes - és
 bebe - é
 bebemos - somos
 bebeis - sois
 bebem - são
 
 - E como a gente vai saber quando um verbo é irregular?
 - Não é complicado. Você vai se acostumando com 
          eles.
 Ansioso por novidades, o Tomás Nota olhou em volta.
 
 - Olha! E o que são verbos auxiliares?
 - Simples. São os que auxiliam (ajudam) um outro verbo. Quando 
          dois verbos estão juntos, um é o auxiliar, e o outro é 
          o principal. Juntos, eles formam uma locução verbal.
 - Sei... Vamos subir mais? - o garoto sugeriu.
 - Vamos! Vamos para 
          o terceiro andar aprender como modelar um verbo! 
          
 
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